Pacientes com Necessidades Especiais
Quem são os pacientes com necessidades especiais?
Quando falamos em tratamento odontológico para pacientes com necessidades especiais, é importante entender primeiro quem são esses pacientes.
Para a odontologia, são considerados portadores de necessidades especiais os pacientes com desvio de inteligência, como deficiência intelectual; distúrbios comportamentais, como autismo e déficit de atenção, deficientes visuais, surdosmudos e pacientes com distúrbios psiquiátricos, como esquizofrenia.
Qual a importância de um tratamento adaptado para portadores de necessidades especiais?
Os pacientes com necessidades especiais requerem um tratamento diferenciado e personalizado que atendam as suas necessidades odontológicas específicas. Muitos desses pacientes costumam ter tendência a desenvolver doenças bucais devido à carência de programas preventivos direcionados e pela dificuldade de manutenção do equilíbrio da saúde bucal, principalmente nos pacientes com deficiência motora.
Especialmente para os pacientes com uma saúde mais sensível, algumas infecções bucais podem ter repercussões sistêmicas, como endocardite, doenças cardiovasculares, nefrite, artrite reumatoide, sinusite, problemas oculares, trombose do seio cavernoso, mediastinite, entre outras, por isso, esses pacientes requerem um cuidado ainda mais atento do dentista do que demais pacientes.
Como o tratamento odontológico é feito na Clínica Fatarelli?
Nossa equipe é preparada e capacitada para atender pacientes com as mais diversas síndromes e alterações sistêmicas. Individualizamos não só o tratamento, mas a conduta pisco terapêutica também. Desse modo, integramos o tratamento odontológico a demais tratamentos que o paciente realize, assim, ele se torna integral e multidisciplinar em diferentes áreas médicas.
A Clínica Fatarelli atende pacientes com outras necessidades?
Além dos pacientes com necessidades especiais, também possuímos tratamento adaptado para portadores de diabetes, doenças hematológicas e infectocontagiosas, pacientes oncológicos submetidos à quimioterapia e/ou radioterapia, pacientes transplantados, entre outras doenças. O paciente só precisa informar o dentista sobre a sua necessidade específica para receber um tratamento direcionado.