Tratamento de canal: o que é e quando ele é necessário?
O tratamento de canal é um dos procedimentos odontológicos mais conhecidos, e muito se engana quem pensa que cárie profunda é a única razão que leva o paciente a fazer esse procedimento. Ele também é recomendado para casos de traumas, fraturas dentárias ou outras situações odontológicas previamente diagnosticadas pelo dentista. O tratamento de canal também é uma forma de inovação da odontologia,já que ele consegue recuperar muitos dentes que no passado seriam extraídos.
O que é tratamento de canal?
Esse procedimento consiste na retirada da polpa danificada, infeccionada ou morta do interior do dente. O espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido com um material que veda o canal dentário, por isso o nome tratamento de canal.
Principais causas para polpa danificada, infeccionada ou morta
● Dente quebrado;
● Cárie profunda;
● Dente danificado após fraturas ou traumas.
Caso a polpa do dente não seja tratada a tempo, ela pode prejudicar a raiz dentro do osso maxilar, formando um abcesso.
Ao sentir qualquer incômodo ou desconforto no sorriso, a recomendação é procurar a ajuda de um dentista o quanto antes e, se possível, com especialização em endodontia, a área da odontologia responsável por olhar para as estruturas internas do dente.
Tratamento de canal dói?
Na maioria das vezes a dor é ocasionada pela infecção do dente cariado ou fraturado, e essa costuma ser a grande queixa dos pacientes.
Mas, durante o procedimento, o paciente nao sente nenhuma dor pois realizamos tudo com anestesia local e se necessário computadorizada para trazer todo conforto e tecnologia para os nossos pacientes.
Tratamento preventivo
A dor que leva o paciente a procurar ajuda muitas vezes poderia ser evitada por meio de um tratamento preventivo, que contempla tanto bons hábitos de higiene bucal em casa quanto visitas periódicas ao dentista. Durante a avaliação o sorriso será analisado como todo, identificando, inclusive, cáries e fraturas que podem dar origem a um tratamento de canal futuro. Dessa forma, conseguimos prevenir doenças e evitar que procedimentos mais invasivos sejam necessários.