O que é retração gengival e como tratá-la?
A retração gengival costuma ser um problema que traz bastante incômodo e desconforto ao paciente, principalmente quando ela atinge um estado mais avançado. As causas podem ser as mais diversas, mas felizmente há várias medidas que podem ser tomadas para prevenir a condição e até mesmo reverter o quadro, dependendo da gravidade do problema.
O que é retração gengival?
A retração gengival, recessão gengival ou gengiva retraída, é uma alteração caracterizada pela diminuição da porção de gengiva que recobre o dente, deixando a raiz exposta e aumentando a chance de danificar o tecido ósseo, além de desequilibrar a harmonia estética do sorriso.
Este problema tem caráter progressivo. Ele surge lentamente e pode piorar ao longo do tempo se os primeiros sinais não forem tratados logo no início. Por isso, a melhor forma de prevenir a retração gengival e outras doenças bucais é realizando consultas odontológicas preventivas semestralmente.
Causas da retração gengival
São vários os fatores que podem desencadear a retração gengival e até mesmo um conjunto deles. É importante entender a causa que originou o problema para que o tratamento seja direcionado e o resultado mais efetivo.
Entre as principais causas podemos citar:
Gengivite, periodontite e outras doenças periodontais;
Força demasiada na escovação ou no uso de fio dental;
Bruxismo ou briquismo;
Fatores genéticos;
Desalinhamento dentário;
Tabagismo;
Idade;
Entre outros.
Tratamento da retração gengival
Para iniciar o tratamento de retração gengival de forma correta é necessário obter um diagnóstico preciso, pois a frequência e os procedimentos realizados devem ser compatíveis com o nível de retração que a gengiva do paciente se se encontra.
A intervenção deve ser realizada por um periodontista e aliada a um conjunto de mudanças nos hábitos que causaram a recessão gengival. Nesse momento, o dentista também irá orientar o paciente a como cuidar do sorriso nesse período.
Lembre-se que prevenir é sempre a melhor solução!