É seguro fazer pré-natal odontológico durante a pandemia?
A gravidez é um período de muitas transformações no corpo da mulher, por isso é essencial que ela procure profissionais capacitados para cuidar da saúde dela do bebê. O obstetra é responsável por acompanhar o desenvolvimento da gravidez, mas durante a gestação, as grávidas sofrem alterações hormonais e mudanças de rotina que podem interferir em outras
áreas do corpo, como por exemplo, a saúde bucal, e é justamente por isso que recomenda-se realizar um pré-natal odontológico, principalmente no segundo trimestre da gravidez.
O que é pré-natal odontológico?
O pré-natal odontológico é um acompanhamento que a gestante faz com o seu dentista para verificar a saúde da gengiva, dos dentes e dos demais elementos da boca, identificando problemas bucais de forma precoce e prevenindo doenças para garantir a saúde também do bebê.
Por esses e outros motivos é que o pré-natal odontológico é tão importante! Além de prevenir doenças, é neste momento que o dentista irá orientar as futuras mamães sobre a melhor forma de se cuidar e também de como iniciar os cuidados com o bebê!
Nessa consulta, gosto de já preparar as mamães e passar todas as orientações sobre amamentação e cuidados de saúde bucal do futuro bebê.
Gestantes e COVID-19
Gestantes e puérperas devem se vacinar contra a COVID-19. Essa é uma forma segura e eficaz contra a disseminação da doença, e mesmo após vacinadas, elas devem continuar seguindo os protocolos de segurança, que inclui lavar bem as mãos, usar máscara e praticar o distanciamento social.
O acompanhamento médico também continua sendo extremamente importante para a gestante, por isso, a recomendação é que as futuras mamães continuem cuidando da sua saúde e da saúde do bebê, realizando pré-natal obstétrico e odontológico.