Blog

Crianças também podem ter sensibilidade dentária?

odontopediatria clinica fatarelli

Ao contrário do que se pensa, a sensibilidade dentária não afeta apenas os adultos. Os pequenos também podem sofrer com esse desconforto, por isso os pais devem ficar atentos aos sinais, principalmente quando a criança leva algo quente ou gelado à boca.

O que causa a sensibilidade dentária?

As causas da sensibilidade dentária são diversas, podendo ir desde um desgaste na estrutura dos dentes até ao uso de força excessiva na hora da escovação. No caso dos pequenos, muitas vezes a sensibilidade pode estar relacionada à erupção dos dentinhos, restaurações com infiltração ou a uma infecção localizada. A dificuldade está em identificar essa dor, já que não é tão fácil saber quando os pequenos estão com sensibilidade dentária. Muitas vezes eles têm dificuldade de relatar o problema, por isso os pais devem ficar sempre atentos ao menor sinal, como se a criança evita mastigar do lado afetado, reclama ao escovar ou ao comer ou se ela evita alimentos gelados, por exemplo.

Nessa situação, os pais devem conversar com os filhos para estabelecer uma relação de confiança e ajudar a criança a identificar a dor. Após isso, os pais devem buscar a ajuda de um dentista para seguir com o tratamento mais adequado para o sorriso do pequeno.

Como prevenir a sensibilidade dentária em crianças?

Cuidado com a alimentação

Crianças devem evitar consumir bebidas ácidas com frequência, como refrigerantes, sucos cítricos e isotônicos, pois eles podem provocar um processo de erosão do esmalte dentário, que é a parte responsável por proteger os nossos dentes e evitar a hipersensibilidade. Controlar a alimentação das crianças e praticar bons hábitos de higiene bucal são a melhor forma de evitar problemas bucais tanto na infância quanto na vida adulta.

Mantenha bons hábitos de higiene bucal

Os pais também podem ajudar auxiliando os pequenos a manter a escovação em dia após as refeições e antes de dormir. Eles devem se atentar à forma como a criança escova os dentes e à quantidade de creme dental que está sendo utilizada.

Dê o exemplo

Tão importante quanto essas dicas é que os próprios pais passem a adotar hábitos saudáveis, já que eles são como um espelho para os filhos. Os pais devem evitar consumir bebidas ácidas com frequência e praticar uma boa higiene bucal, incluindo o uso diário de fio dental.

Conte com a ajuda de um profissional

Visitas regulares ao odontopediatra integram as recomendações para prevenir a sensibilidade dentária e outros problemas bucais que os pequenos possam enfrentar, além de orientar pais

e filhos sobre como praticar uma higiene bucal correta, escolher a escova e o creme dental ideal, e fazer com que a criança entenda a importância de cuidar da saúde bucal.

AGENDE UM HORÁRIO PARA O SEU FILHO AQUI!

março 18, 2021 Blog
About admin

Open chat
Envie sua dúvida ou agende uma consulta.