Blog

Como fica a saúde bucal pós-COVID-19?

Com a aceleração da contaminação do novo coronavírus no país, se tornou cada vez mais comum conhecer alguém que já tenha sido afligido pela doença, mas apesar da fácil disseminação, muito pouco tem se falado sobre os cuidados com a saúde bucal, tanto para quem já foi infectado e se recuperou, quanto para quem ainda está em tratamento.

Higiene bucal pós-COVID-19

Após se recuperar de gripes ou resfriados, a recomendação é que o paciente troque a escova de dentes, e a mesma regra vale para pessoas que se infectaram com o novo coronavírus. Essa medida visa reduzir o risco de uma reinfecção e auxiliar na recuperação do doente.

Você já sabe, mas é sempre bom lembrar que escovas de dentes são de uso individual e não devem ser compartilhadas, ok?

Hospitalização COVID-19 e saúde bucal

Mesmo hospitalizado, é importante que o paciente procure manter os cuidados com a saúde bucal ainda no hospital, caso isso seja possível. A negligência na higienização pode acumular placa bacteriana nos dentes, que por sua vez pode se desenvolver para uma doença periodontal e agravar a condição sistêmica do paciente.

Ao se preparar para ir ao hospital, não se esqueça de levar na mala uma escova de dentes, fio dental e creme dental junto aos demais itens de uso pessoal.

Visita ao dentista pós-COVID-19

O prazo de segurança indicado pela OMS para visitar o dentista após a recuperação da COVID- 19 é de 15 dias corridos. Mesmo assim, é importante continuar seguindo os protocolos sanitários, como utilizar álcool em gel ao chegar no consultório e manter a máscara no rosto até que o dentista peça para removê-la.

Num momento como esse é imprescindível cuidar da saúde como um todo, a começar pela saúde bucal, já que a boca é porta de entrada para diversas doenças. Ao cuidar do seu sorriso, você está cuidando também da sua saúde.

AGENDE UMA CONSULTA PREVENTIVA AQUI

junho 2, 2021 Blog, COVID-19
About admin

Open chat
Envie sua dúvida ou agende uma consulta.