Como fazer a higienização oral de bebês ainda sem dentes? Confira!
Bebês que ainda não possuem dentes não precisam que a boca seja higienizada. Se houver aleitamento materno, não há necessidade de limpeza. A Associação Brasileira de Odontopediatria preconiza que a higienização bucal do bebê deve ser iniciada após a erupção do primeiro decíduo.
E para os bebês que já têm decíduos?
Para bebês que já possuem os primeiros dentinhos de leite, o ideal é que a higienização seja feita com escova própria para bebês, com cabeça pequena e cerdas macias, além de creme dental com flúor na quantidade recomendada pelo dentista. Faça movimentos leves com a escova e atente-se para higienizar todos os cantos da boca.
Se o bebê apresentar dentes juntos, a recomendação é utilizar fio dental para remover restos de alimentos e placa bacteriana.
Caso a criança chore ou se incomode com a higiene bucal, os pais podem utilizar artifícios lúdicos e educativos para esse momento, tornando-o menos estressante e até prazeroso para o bebê.
Conte com a orientação de um dentista
Conforme a criança desenvolve a região bucomaxilofacial, os cuidados na higienização oral devem ser modificados para se adequarem às exigências da nova fase da criança. Nesse momento, é muito importante que os pais contem com a orientação de um dentista para acompanhar o desenvolvimento dos dentinhos dos pequenos e para orientá-los sobre como deve ser a higienização apropriada para cada fase.
Dê o exemplo
Tão importante quanto se preocupar com a saúde bucal do seu filho é cuidar da sua própria saúde. Sabemos que os filhos se espelham nos exemplos dos pais, por isso, permita que seu filho te veja escovando os dentes, leve-o ao dentista com você, evite oferecer alimentos
cariogênicos e estimule os cuidados com a saúde desde sempre.