Blog

A partir de que idade crianças podem usar aparelho?

Essa é uma dúvida muito recorrente aos papais e as mamães que observam a mordida e o alinhamento dos dentinhos dos filhos, mas como a maioria ainda possui decíduos, muitos pais acabam esperando a formação de uma arcada permanente para só então buscarem ajuda, e isso é um grande erro, como você verá a seguir.

Quando a criança inicia um tratamento odontológico ainda na infância, ela conta a seu favor com os estímulos já produzidos pelo corpo para o seu desenvolvimento natural, o que diminui consideravelmente as chances de realizar procedimentos mais invasivos no futuro. Em se tratando de saúde bucal, não existe melhor fase da vida para cuidar do sorriso do que a infância, pois é nesse momento em que ocorre a maior quantidade de alterações na arcada dentária, e se a intervenção acontecer ainda nessa fase, ela vai se integrar às diversas outras transformações que já estão ocorrendo no organismo da criança, fazendo com que esse processo se dê de forma mais natural.

Além disso, muitos problemas bucais relacionados à mordida e ao alinhamento dos dentes podem prejudicar a qualidade de vida dos pequenos, e gerar consequências também em outras áreas e se estendendo para a vida adulta, por isso, cuidar do sorriso dos pequenos é pensar na saúde deles hoje e também no amanhã.

Quais são os problemas mais comuns?

O uso de aparelho ainda na infância pode ajudar a corrigir diversos problemas na dentição dos pequenos. Entre os principais benefícios, podemos citar:

• Correções de mordida: Aberta, cruzada, sobremordida, apinhamento dos dentes, prognatismo, retrognatismo, entre outras
• Correção dos ossos da face
• Diastema (dentes separados)
• Garantir espaço necessário para o desenvolvimento saudável dos dentes permanentes
• Corrigir a postura da língua

A partir de que idade crianças podem usar aparelho?

A verdade é que não existe uma idade determinante. O ortodontista deve avaliar cada criança de acordo com diversas variantes, como por exemplo:

• Fatores genéticos associados e histórico de saúde da criança e da família
• Desenvolvimento da dentição e padrão de desenvolvimento esquelético da região
facial
• Desequilíbrios de mordida, arcada e problemas bucais em geral
• Contexto familiar que a criança está enfrentando e hábitos do dia a dia, como uso de
chupeta e mamadeira

Para cada problema há uma gama de oportunidades, por isso, a melhor escolha é sempre aquela que leva em consideração a melhor resposta para o organismo de cada criança.

Somente um especialista pode indicar quando é a hora certa de usar aparelho e qual o melhor tipo para cada criança.

AGENDE UMA AVALIAÇÃO PARA O SEU FILHO

abril 1, 2021 Blog, Invisalign
About admin

Open chat
Envie sua dúvida ou agende uma consulta.