3 dicas para ter uma boca saudável
A região bucal é uma das áreas do nosso corpo que mais devem ser olhadas com atenção, isso porque a boca é a porta de entrada para diversas doenças infecciosas que podem atingir o nosso corpo como um todo.
O que significa ter uma boca saudável?
Ter uma boca saudável implica em cuidar tanto da área externa quanto interna da boca, portanto, os cuidados não devem se restringir apenas à higiene bucal, mas incluir também à hidratação e à proteção dos lábios, prevenindo feridas, rachaduras e infecções.
Em relação aos aspectos físicos, em uma boca saudável as mucosas devem ser rosadas, nem muito claras e nem muito escuras, os dentes devem ser claros e fortes e a gengiva não deve sangrar. Para te ajudar a cuidar da parte interna da sua boca, listamos algumas dicas abaixo. Confira!
- A escolha do creme dental ideal
As opções de tipos, marcas e composições nas farmácias e nos supermercados são diversas, mas você sabia que o creme dental deve ser prescrito de acordo com o seu caso específico? Os cremes dentais devem ser prescritos pelo seu dentista, de acordo com a sua necessidade, assim como qualquer outro produto de uso terapêutico ou de cuidado básico. Esses produtos apresentam benefícios para a higienização bucal, mas ao mesmo tempo podem trazer prejuízos se forem escolhidos de forma errada ou usados de maneira inadequada. Somente um dentista pode definir qual o creme dental é mais indicado para cada caso, após uma análise do sorriso e do histórico de saúde do paciente. - Consultas de manutenção preventiva
Ir ao dentista regularmente é como realizar exames de rotina com um médico de confiança. Somente assim é possível prevenir doenças e interceder de forma precoce, evitando problemas futuros. A consulta de manutenção preventiva nada mais é do que um investimento na sua saúde. Entre os benefícios podemos citar:
- Minimizar o risco de tratamentos complexos
- Cuidar de tratamentos já realizados
- Minimizar o risco de dor
- Entender o melhor protocolo de higienização e quais produtos de higienização oral devem ser utilizados de acordo com a necessidade de cada caso
3. Cuidados pós-tratamentos estéticos
Tratamentos estéticos muitas vezes são o toque final para conquistar o tão sonhado sorriso perfeito, mas os cuidados não terminam quando o tratamento é finalizado. Para a manutenção de um bom resultado, é muito importante que o paciente tome alguns cuidados básicos em casa, incluindo visitas periódicas ao dentista na rotina. Muitos pacientes não sabem, mas os hábitos comportamentais, de dieta e higienização, podem diminuir a longevidade das restaurações.
Na consulta de manutenção, o dentista é capaz de avaliar toda a estrutura bucal após o tratamento estético e preescrever os produtos de autocuidado mais indicados para cada situação, orientando o paciente sobre como cuidar do novo sorriso para evitar o surgimento de manchas, perda de brilho, ou desgastes que podem comprometer o resultado final.
Essas são algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a sua saúde bucal e a ter uma boca mais saudável. Aqui na Clínica Fatarelli contamos com profissionais capacitados que podem te ajudar a cuidar diretamente do seu sorriso em casa, preescevendo tanto o creme dental quanto a escova ideal para você, além de avaliar como os seus hábitos e comportamentos podem interferir diretamente na sua saúde bucal.